A Comissão Própria de Avaliação é uma estrutura interna de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que foi criada por força da lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004 e tem a responsabilidade de conduzir os seus processos avaliativos internos, a chamada autoavaliação institucional. Essa mesma lei instituiu o SINAES, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Os cinco eixos avaliados na autoavaliação institucional são:
- Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional - Avalia a própria avaliação institucional e seus procedimentos (meta-avaliação).
- Eixo 2: Desenvolvimento Institucional - Avalia o PDO, Missão e Responsabilidade Social do campus.
- Eixo 3: Políticas Acadêmicas - Avalia as políticas para o ensino, pesquisa, extensão e atendimento ao Discente.
- Eixo 4: Políticas de Gestão - Avalia políticas para o pessoal, gestão institucional e sustentabilidade financeira.
- Eixo 5: Infraestrutura - Avalia a infraestrutura (salas, laboratórios, espaços desportivos, etc).
Além da CPA o SINAES também instituiu a avaliação das IES, dos cursos superiores e dos estudantes, que é o ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante).