início do conteúdo

De 1º a 4 de Agosto a Comissão Própria de Avaliação realizará a Autoavaliação Institucional com toda a comunidade acadêmica (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos)

Publicado por: Campus Cuiabá / 16 de Julho de 2017 às 16:43

A Autoavaliação Institucional será realizada entre 1º e 4 de Agosto pela Comissão Própria de Avaliação do Campus Cuiabá "Octayde Jorge da Silva".

O questionário de Autoavaliação Institucional foi desenvolvido pela CPA de acordo com as diretrizes e com o roteiro de autoavaliação institucional da CONAES, buscando reconhecer as falhas da Instituição e incentivar a busca por soluções. Após a Autoavaliação Institucional, a Comissão Própria de Avaliação elaborará um Relatório da Autoavaliação, onde será apresentada uma análise dos dados obtidos.

Avaliação Instituiconal

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

AUTOAVALIAÇÃO - Coordenada pela Comissão própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES.

AVALIAÇÃO EXTERNA – Realizada por comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

Os cinco eixos avaliados na Autoavaliação Institucional são:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional -  Avalia a própria avaliação institucional e seus procedimentos (meta-avaliação).
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional - Avalia o PDO, Missão e Responsabilidade Social do campus.
Eixo 3: Políticas Acadêmicas - Avalia as políticas para o ensino, pesquisa, extensão e atendimento ao Discente.
Eixo 4: Políticas de Gestão - Avalia políticas para o pessoal, gestão institucional e sustentabilidade financeira.
Eixo 5: Infraestrutura - Avalia a infraestrutura (salas, laboratórios, espaços desportivos, etc).
Além da CPA o SINAES também instituiu a avaliação das IES, dos cursos superiores e dos estudantes, que é o ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante).

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação é uma estrutura interna de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que foi criada por força da lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004 e tem a responsabilidade de conduzir os seus processos avaliativos internos, a chamada autoavaliação institucional. Essa mesma lei instituiu o SINAES, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200